sábado, 7 de janeiro de 2012

TDT – Anacom adia apagão em vários pontos do País

0

Nas últimas duas semanas a imprensa nacional têm dado especial destaque ao ponto de situação da TDT (Televisão Digital Terrestre) em Portugal. Por um lado as análises de vários especialistas da área que vieram criticar a forma de implementação do projecto em Portugal e por outro o “braço de ferro” entre a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) e a Associação Portuguesa para a defesa dos consumidores (DECO).
tdt_00
Actualmente, quem vê gratuitamente os 4 canais de televisão (5 nos arquipélagos), recebe essas emissões através de uma antena que capta um sinal analógico.  A TDT – Televisão Digital Terrestre – é uma nova tecnologia de teledifusão terrestre em sinal digital que funciona também através de antenas e que irá substituir a actual teledifusão analógica terrestre (televisão “tradicional”).
A TDT permite uma utilização mais eficiente do espectro radioeléctrico, razão pela qual a Comissão Europeia determinou que esta tecnologia fosse obrigatoriamente introduzida em todos os países da União Europeia e estabeleceu um prazo (até 2012) para o switch-off – desligamento – da actual transmissão analógica.
Depois da “pressão” da DECO, a ANACOM decidiu ajustar o calendário da 1.ª fase do desligamento do sinal analógico. Segundo declarações à LUSA a DECO refere que o ajustamento do calendário de desligamento dos emissores que transmitem o sinal televisivo analógico pela Anacom é “um reconhecimento de que as campanhas de informação foram tardias e ineficazes”-
O calendário para a 1.ª fase do Plano para o desligamento (switch-off ) fica agora assim:

Emissor: Palmela
1. Serão desligados no dia 12 de Janeiro:
Retransmissores: Alcácer do Sal, Melides e Sesimbra.
Emissor: Fóia – Monchique
2. Serão desligados no dia 23 de Janeiro:
Retransmissores: Santiago do Cacém, Cercal do Alentejo, Odemira, Odeceixe, Monchique, Aljezur e Silves.
Emissor: Lisboa – Monsanto
3. Serão desligados no dia 1 de Fevereiro:
Retransmissores: Areeiro, Barcarena, Caparica, Carvalhal, Cheleiros, Estoril, Graça, Montemor-o-Novo, Odivelas, Sintra, Malveira, Sobral de Monte Agraço, Coruche e Cabeção.
Emissor: Reguengo do Fetal
4. Serão desligados no dia 13 de Fevereiro:
Retransmissores: Vale de Santarém, Sobral de Lagoa, Mira de Aire, Candeeiros, Alcaria, Tomar, Ourém, Caranguejeira, Leiria, Alvaiázere, Avelar, Pombal, Castanheira de Pera, Espinhal, Senhora do Circo, Padrão, Ceira dos Vales, Vale de Açôr, Vila Nova de Ceira, Ceira, Coimbra, Caneiro, Cidreira, Lorvão, Penacova, Mortágua, Avô e Benfeita.
Emissor: São Macário
5. Serão desligados no dia 23 de Fevereiro:
Retransmissores: Préstimo, Viseu, Cedrim, Vouzela, Vale de Cambra, Covas do Monte, Santa Maria da Feira, Arouca, Rio Arda, Lalim, Vila Nova de Gaia, Foz, Valongo, Santo Tirso, Caldas de Vizela, Caldas de Vizela II, Amarante, Gondar, São Domingos, Ancede, Caldas de Aregos, Resende, Lamego e Santa Marta de Penaguião.
O retransmissor de Malhada será desligado na 3.ª fase do desligamento do sinal analógico, a decorrer a 26 de Abril de 2012.
Os ainda utilizadores da emissão analógica que tenham as antenas direccionadas para os emissores de Montejunto, Lousã, Marão e Monte da Virgem, só serão desligados a 26 de Abril 2012.

Ainda relativamente à TDT, vale a pena recordar o Debate na RTP e as contradições no discurso do representante da ANACOM.


Partilhar

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting
Loading