terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Como construir a Sua Antena de TDT

0

Como para quase tudo, é possível encontrar na Internet uma solução mais fácil, para quem, não estiver nada interessado em comprar uma antena que lhe permita ter a Televisão Digital Terrestre (TDT), Pode seguir os passos neste vídeo. Tudo possível através de tutoriais em vídeo.


O mais interessante – não só por ser português, mas também pela explicação e demonstração – está no canal do YouTube 100SaberNada. Tornado público no dia 13 de Janeiro, já conta com mais de cem mil visualizações e os comentários também não são poucos.


Uma parte significativa deles faz notar que o processo realmente funciona, outra diz que nada de novo está a ser mostrado, e outra pergunta ainda se a técnica “também funciona nas TV’s tipo ‘caixote’” — sim, funciona, assegura o autor do vídeo; todavia, ressalva que será sempre necessário um descodificador de TDT e sinal suficiente na zona.





Será que funciona?


“Os vídeos apresentados são soluções "MacGyver"! De forma alguma podem ser apresentadas como soluções de antena para a recepção TDT. A cobertura TDT não é idêntica em todo o território nacional e, em grande parte dele, a mesma só é possível com antenas exteriores, adaptadas em frequência, com caixa de ligação blindada e sistema de pré-amplificação inteligente que se adapte às oscilações de sinais que ocorrem com frequência, sobretudo à noite”, explica Luís Peixoto.


O engenheiro electrotécnico refere ainda que “os sinais digitais são muito sensíveis a ruídos impulsivos (lâmpadas fluorescentes, motores, fontes de alimentação mal filtradas) e, como tal, a antena deve estar capacitada para minimizar a recepção desses ruídos, daí se aconselhar a utilização de antenas com caixa de ligações blindada”. “A solução que vemos nos vídeos não é válida para uma recepção permanente”, finaliza.


Verdade seja dita, ninguém pode exigir mais de uma antena fabricada em cinco minutos e apenas com material que, quase sempre, se encontra lá por casa. A saber: cabo coaxial, um “macho” de uma ficha de TV, tesoura, caneta, fita-cola e fita-métrica. Se alguém quiser tentar, basta seguir as instruções do vídeo.


Uma antena com cruzetas?

No entanto, sabe-se que é possível construir uma antena “caseira” com cruzetas. Quem nos comprova é John Park, apresentador do programa “Make:”, da Make Magazine, conhecido por ensinar como fabricar diversas instrumentos, ferramentas e aparelhos.


O vídeo data de 2009, o que se explica pelo facto de, nesse ano, os Estados Unidos terem transitado para a televisão digital. Isto quer dizer que tudo o que John Park explica no tutorial aplica-se, no presente, à realidade portuguesa.


Portanto, transformar uns pedaços de madeira e algumas cruzetas de metal numa antena de estilo Hoverman parece, de facto, possível. Para que tudo corra da melhor forma, além de se assistir ao vídeo, é aconselhável seguir todos os passos e medições disponíveis aqui. “Spoiler alert”! Quem quiser assistir até ao fim, arrisca-se a ficar a saber como construir uma “steadicam”.

Partilhar

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting
Loading