sexta-feira, 2 de março de 2012

Estou preparado para namorar?

0


“Existe muita pressão para namorar. E existem também muitos garotos bonitos.” — Whitney.
“Algumas meninas são muito insistentes e é difícil dizer não. Mas se eu pedir permissão aos meus pais, já sei qual vai ser a resposta.” — Phillip.
O DESEJO de estar com alguém especial — e que acha você especial — pode ser muito forte, mesmo quando se é bem jovem. Jenifer se lembra: “Comecei a sentir pressão para namorar quando tinha 11 anos.” Brittany diz: “Na escola, você acha que não é uma pessoa normal se não estiver namorando alguém — não importa quem!”

E você? Está preparado para namorar? Para saber a resposta, primeiro precisamos considerar uma pergunta mais básica:


                                                                 O que é “namorar”?


Marque sua resposta às seguintes perguntas:
Você sai regularmente com uma pessoa do sexo oposto. Vocês estão namorando?
□ Sim
□ Não
Você e alguém do sexo oposto gostam um do outro. Trocam mensagens de texto ou falam pelo telefone muitas vezes por dia. Vocês estão namorando?
□ Sim
□ Não
Toda vez que você está com amigos, fica junto da mesma pessoa do sexo oposto. Vocês estão namorando?
□ Sim
□ Não



É provável que não tenha sido difícil responder à primeira pergunta, mas deve ter pensado um pouco antes de responder às outras. O que exatamente é namorar? Quando você participa de atividades sociais em que seu interesse romântico se concentra em uma pessoa e o dessa pessoa em você, na verdade, isso é namoro. Dessa forma, a resposta a todas as perguntas acima é sim. Pelo telefone ou pessoalmente, de modo declarado ou em segredo, se você e alguém do sexo oposto expressam interesse romântico mútuo e se comunicam regularmente, vocês estão namorando. Você está preparado para namorar? A consideração de três perguntas o ajudará a descobrir isso.


Por que você quer namorar?

Em muitas culturas, o namoro é encarado como uma forma aceitável de duas pessoas se conhecerem melhor. Mas o namoro deve ter um objetivo digno — ajudar um homem e uma mulher jovens a decidir se querem se casar.
É verdade que alguns dos seus amigos talvez não encarem o namoro como algo sério. Pode ser que apenas gostem de estar com um amigo especial do sexo oposto, sem qualquer intenção de se casar. Alguns talvez vejam esse amigo como nada mais do que um troféu ou um acessório com o qual querem ser vistos em público para aumentar sua auto-estima. Mas esses relacionamentos superficiais geralmente duram pouco. “Muitos jovens terminam o namoro em uma ou duas semanas”, diz uma jovem chamada Heather. “Eles vêem os relacionamentos como passageiros — o que de certa forma os prepara mais para o divórcio do que para o casamento.”
É claro que quando você namora uma pessoa, você mexe com os sentimentos dela. Portanto, certifique-se de que suas intenções sejam dignas. Pense: Gostaria que alguém brincasse com seus sentimentos como se fossem um brinquedo de criança que se pega por um tempo e logo depois é jogado fora? Uma jovem chamada Chelsea diz: “Às vezes eu gostaria de acreditar que namorar é só uma diversão, mas não é nada divertido quando uma pessoa está levando o relacionamento a sério e a outra não.”



Quantos anos você tem mesmo?

Na sua opinião, qual é a idade apropriada para um jovem começar a namorar? ․․․․․
Agora faça a mesma pergunta a seu pai, a sua mãe ou aos dois, e escreva a resposta aqui. ․․․․․


É provável que o primeiro número que você escreveu seja menor que o segundo. Ou talvez não. Pode ser que você esteja entre os muitos jovens que, de modo sábio, deixam para namorar mais tarde, quando tiverem idade suficiente para conhecerem melhor a si mesmos. Isso é o que Danielle, de 17 anos, decidiu fazer. Ela diz: “Dois anos atrás, o que eu teria procurado em um possível marido é muito diferente do que eu procuraria agora. Na verdade, ainda hoje não confio em mim mesma para tomar uma decisão dessas. Quando eu estiver razoavelmente segura de que a minha personalidade se definiu, então vou pensar em namorar.”
Há outro bom motivo por que é sábio esperar. A Bíblia usa a expressão “flor da juventude” para descrever o período da vida em que os desejos sexuais e os sentimentos românticos começam a ficar fortes. (1 Coríntios 7:36) Estar sempre na companhia da mesma pessoa do sexo oposto, enquanto você ainda está nessa fase, pode intensificar seus desejos e levar a uma conduta errada. É verdade que para seus colegas isso talvez não tenha importância. Muitos deles estão ansiosos para ter relações sexuais. Mas você não tem de pensar da mesma maneira. (Romanos 12:2) Afinal, a Bíblia o incentiva a ‘fugir da imoralidade sexual’. (1 Coríntios 6:18, Bíblia na Linguagem de Hoje) Por esperar até que 

esteja além da flor da juventude, você pode ‘afastar a calamidade’. — Eclesiastes 11:10.

Você está preparado para se casar?

Uma boa auto-análise vai ajudá-lo a responder à pergunta acima. Considere os seguintes tópicos:
Relacionamentos. Como você trata seus pais e seus irmãos? Geralmente perde a paciência com eles, talvez sendo rude ou sarcástico ao expressar uma opinião? O que eles diriam a seu respeito sobre esse assunto? O modo como você trata sua família indica como tratará seu marido ou sua esposa. — Leia Efésios 4:31.
Atitudes. Você é otimista ou pessimista? É flexível ou sempre insiste em que as coisas sejam feitas de determinado jeito — do seu jeito? Consegue manter a calma quando está sob pressão? É paciente? Cultivar os frutos do espírito de Deus agora o ajudará a se preparar para ser marido ou esposa no futuro. — Leia Gálatas 5:22, 23.
Finanças. Como você cuida do seu dinheiro? Está sempre com dívidas? Consegue manter um emprego? Se não, por quê? Por causa do trabalho? do chefe? Ou é por causa de algum hábito ou característica que você precisa mudar? Se não consegue administrar seu dinheiro, como conseguirá cuidar do dinheiro de uma família? — Leia 1 Timóteo 5:8.
Espiritualidade. Se você é Testemunha de Jeová, quais são suas qualidades espirituais? Toma a iniciativa de ler a Palavra de Deus e de participar no ministério e nas reuniões? A pessoa com quem você se casar merece alguém espiritualmente forte. — Leia Eclesiastes 4:9, 10.


O que você pode fazer


Ser pressionado a namorar antes de estar preparado para isso é o mesmo que ser forçado a fazer o exame final de um curso que mal começou. É claro que isso não seria justo. É preciso tempo para estudar a matéria e estar familiarizado com os tipos de perguntas que vai encontrar na prova.
O mesmo acontece no namoro. Como vimos, namorar é um assunto sério. Então, antes de estar pronto para namorar, você precisa de tempo para estudar uma “matéria” muito importante — como cultivar amizades. Mais tarde, quando encontrar a pessoa certa, estará em condições de desenvolver uma relação sólida. Afinal, um bom casamento é a união de dois bons amigos.
Esperar para namorar não vai limitar a sua liberdade. Ao contrário, lhe dará mais liberdade para ‘alegrar-se na sua mocidade’. (Eclesiastes 11:9) Você também terá tempo para desenvolver sua personalidade e, acima de tudo, sua espiritualidade. — Lamentações 3:27.
Enquanto isso, você pode ter a companhia de pessoas do sexo oposto. Qual é a melhor maneira de fazer isso? Associar-se em grupos de rapazes e moças devidamente supervisionados. Uma jovem chamada Tammy diz: “Acho que a gente se diverte mais. Quanto mais amigos, melhor.” Mônica concorda: “Sair em grupos é muito bom porque você conhece pessoas de personalidades diferentes.”
Por outro lado, se você se prender a uma pessoa muito cedo, acabará sofrendo. Sendo assim, tenha paciência. Aproveite esse período da vida para aprender a cultivar e manter amizades. Mais tarde, se decidir namorar, saberá melhor quem você é e o que precisa encontrar na pessoa com quem vai passar o resto da vida.


Texto-chave
“O argucioso considera os seus passos.” — Provérbios 14:15.
SUGESTÃO
A fim de se preparar para o namoro e o casamento, leia 2 Pedro 1:5-7 e escolha uma qualidade em que precisa melhorar. Depois de um mês, veja o quanto aprendeu sobre essa qualidade e o quanto melhorou.
VOCÊ SABIA . . . ?
Vários estudos mostram que pessoas que se casam com menos de 20 anos provavelmente estarão divorciadas em 5 anos.

Plano de ação!
A fim de me preparar para o casamento, eu preciso melhorar nas seguintes qualidades: (Anote em Papel)
Posso melhorar nessas qualidades por (Anote em Papel)
Eu gostaria de perguntar aos meus pais o seguinte sobre esse assunto: (Anote em Papel)
 

COMO RESPONDERIA?
● Em que ocasiões apropriadas você pode estar com pessoas do sexo oposto?
● Como você poderia raciocinar com seu irmão ou sua irmã que deseja namorar, mas que ainda é jovem demais para isso?
● Caso você namorasse sem a intenção de se casar, como isso poderia afetar os sentimentos da outra pessoa?

Retirado do Livro os Jovens Perguntam Vol. 2

Partilhar

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting
Loading