sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Mais de 5.000 objectos do Titanic vão a leilão em 2012, cem anos depois da tragédia

0





Uma colecção de mais de 5.500 objectos recuperados do transatlântico Titanic vão ser vendidos num leilão a 01 de abril de 2012 nos Estados Unidos, ano em que se assinala o centenário da tragédia do navio.


De acordo com a Associated Press, a colecção pertence à empresa RMS Titanic, que detém a salvaguarda dos objectos, e inclui peças de porcelana, jóias, instrumentos e peças do próprio navio, num conjunto avaliado em cerca de 146 milhões de euros.

O leilão acontecerá a 01 de abril, mas os resultados só serão divulgados duas semanas depois, coincidindo com o dia em que o Titanic se afundou nas águas do Atlântico Norte, causando a morte a 1.500 pessoas. Este será um leilão especial, uma vez que a colecção não pode ser vendida em separado, sendo considerada "um tesouro internacional".

Ao longo dos anos, a empresa RMS Titanic tem mostrado partes da colecção em exposições em pouco por todo o mundo - incluindo Lisboa -, revelando objectos pessoais dos passageiros, mobiliário e artefactos do navio. A empresa fez expedições ao fundo do mar, onde estão os despojos do navio, entre 1987 e 2004.

O navio transatlântico Titanic, construído num estaleiro naval em Belfast, Irlanda do Norte, afundou-se no Atlântico Norte na viagem inaugural a 15 de abril de 1912, com destino a Nova Iorque, depois de ter chocado com um iceberg. Considerado na altura o maior navio de passageiros do mundo, o Titanic significou também uma das maiores tragédias marítimas do século XX.

A história foi contada, por exemplo, por James Cameron no filme "Titanic", um dos maiores sucessos de bilheteira de sempre, e que regressará em 2012 aos cinemas em versão 3D, a 06 de abril.

Partilhar

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting
Loading