sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Mude a atitude nas aulas

0

Uma das grandes causas do insucesso escolar tem a ver com a forma como o aluno permanece na aula. A sua atitude está relacionada com a expectativa, que quanto mais alta for, melhor será para o seu sucesso escolar.
Assim sendo, deve ter em conta os seguintes aspectos para mudar de atitude na sala de aula:

1- Atitude positivaParecendo que não, tudo o que se aprende nas diversas disciplinas ajuda na formação intelectual do indivíduo. Por essa razão, é que deve manter um pensamento positivo acerca do que aprende na escola, pois vai contribuir para o desenvolvimento e capacidades em geral. Tenha uma postura de autoconfiante. Lembre-se que o desempenho médio está ao alcance de qualquer um.

2- Pratique a concentraçãoEstar sempre na brincadeira, ou distraído com outros assuntos que não estejam relacionados com a matéria prejudica tanto a si, como aos seus colegas. Resista à tentação de fazer comentários ou piadas sobre outros assuntos e pratique a sua capacidade de concentração. Vai ver as notas a melhorarem.

3- Espírito críticoOlhar não significa que esteja a ver e ouvir não significa que está a escutar. Para conseguir compreender os assuntos é fundamental que os estude e compreenda o cerne da questão. É nesta altura que o espírito crítico começa a funcionar, quando tem opiniões formadas sobre determinado assunto. Uma boa forma de desenvolvê-lo é estudando a matéria previamente, antes de o professor abordá-la.

4- Tire apontamentosTirar apontamentos da explicação do professor é muito importante para conseguir estudar com mais facilidade. Para além disso, o registo escrito funciona melhor do que o registo mental. Com isto não queremos dizer que deve registar tudo, letra a letra, o que o professor diz, até porque torna-se impossível. É nesta altura que entra o seu espírito crítico, seleccionando o que considera essencial. Os apontamentos não devem resumir-se a texto. Por vezes, um esquema imaginado no momento é mais eficaz do que 10 palavras.

Partilhar

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting
Loading