terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Fábio Paím, a história de um Talento Perdido

1

Fábio Paím - A História de um Talento Perdido





(...) Segundo muitos entendidos, [o futebolista Fábio Paim] foi só o maior talento que passou pela formação do Sporting. O talento era tanto que Aurélio Pereira (esse mestre de talentos) chegou a dizer: "O Cristiano Ronaldo? Esqueçam, este é muito melhor... É outra coisa". O próprio Cristiano Ronaldo, quando chegou a Manchester, disse: "Acham que eu sou bom? Esperem pelo Paim!...".
Fábio era um garoto com um potencial imenso. Aos 13 anos tinha uma selecção de outro País a oferecer-lhe clube, casa, contratos de trabalho para os pais, para este poder representar essa selecção já nos sub-15. Aos 14 anos, todos os principais clubes da Europa o tinham como prioridade. Já por essa altura, todos os dias "agentes do futebol" lhe ligavam, a ele e à família, para conseguirem ser seus empresários. Tinha a casa mobilada e recheada à conta do assédio.
Mas nem tudo era um mar de rosas, Paim gostava pouco de trabalhar, de estudar, deitava-se tarde, chegava atrasado aos treinos (por vezes nem aos treinos ia). Na academia, fazia-se o possível para metê-lo na linha, com chamadas de atenção e castigos. Só que o fervor da competição mascarava alguns valores e no final lá entrava o Paím para jogar e resolver o jogo.
Aos 17 anos, Fábio ganhava mais que alguns jogadores do plantel profissional do Sporting, tanto mensalmente como anualmente, onde era depositado na sua conta mais de 100 mil euros. Aos 17, ainda sem carta comprou o primeiro carro (um Mercedes) e a partir daí foi sempre a decair. Em 4 anos comprou mais de 10 carros de luxo e "estoirou" cerca de 300 mil euros em menos de 1 ano.
Empréstimo atrás de empréstimo, Fábio foi adiando o seu futuro brilhante, a noite e as más companhias consumiam-no. Desde Olivais e Moscavide, Trofense, Paços de Ferreira, Chelsea, Real Massamá, por todos esses Paim passou... E desiludiu. Até que chegou a altura em que o Sporting não renovou mais o contrato com Paim. Agora esse rapaz, de 22 anos, treina e joga no Torreense, a ganhar 1000 euros por mês, e com a esperança de um dia ainda vir a ser aquele que todos pensavam que podia ser.
O que faltou a Fábio Paim? O que falhou na Academia do Sporting para se perder um talento desta envergadura? Será que o modelo de gestão da academia e da Gestão de jovens talentos é o mais adequado? 
Como é que um jovem de 17 anos, pode ter acesso a tanto dinheiro e deixá-lo gastar indiscriminadamente? Como Perdeu o Futebol um talento assim?

Hoje, Fábio Paím, tem  24 anos, tendo tentado relançar a carreira ao serviço do Torreense, aqui Paulo Torres, ali treinador, faz o possível para relançar este talento perdido daquela maneira mais irresponsável que podia acontecer. Em menos de um ano, Fábio Paím, deixa de ser jogador do Sporting, deixa de ser representado pelo agente Jorge Mendes, deixa de tomar o pequeno-almoço com Bosingwa e Ricardo carvalho, de treinar ao lado de Frank Lampard e de apanhar boleia de Drogba para casa.
Esta queda deveu-se muito à irresponsabilidade de Paím - hoje assumida pelo próprio - já que, ao ver o seu protagonismo a subir, e ainda muito jovem, passou a esbanjar dinheiro em grandes quantias, com direito a qualquer carro novo que quisesse, e preferindo a vida nocturna ao futebol.
Neste momento, está a jogar futebol em Angola, ligado ao clube 1º de Agosto (já tendo sido emprestado ao Benfica de Luanda). Poucas notícias se tem dele, mas a questão ficará:
-Conseguirá ele relançar a sua carreira, e chegar a pelo menos 50% do que foi, jogando num Clube grande e Seleção Nacional?  



Partilhar

1 comentários:

David Ribeiro disse...

Incrível!! Como é que isto pode acontecer..

Enviar um comentário

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting
Loading