segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Parceria entre flor e pássaro

0


Linnaeus examinou um grupo de flores de Fynbos que apresentava uma estranha variedade de formatos. Chamou-as de prótea (membro da família das proteáceas) em homenagem ao deus grego Proteu, que, segundo se acreditava, podia assumir corpos de diversas formas. Ao todo, 328 próteas são originárias da região de Fynbos. Se caminhar pelas montanhas do Cabo, você poderá ficar agradavelmente surpreso de encontrar uma enorme Protea cynaroides. Sua flor majestosa chega a ser maior do que o rosto de uma pessoa.
Outra variedade comum de prótea é um arbusto com flores campaniformes que fornecem um suprimento generoso de néctar. Os primitivos colonos sacudiam as flores sobre uma vasilha para coletar o néctar, o qual ferviam para fazer xarope.
O Promerops cafer, um pássaro exclusivo da região, também aprecia o néctar das próteas. Dispondo de bico e língua compridos, ele suga o néctar da flor e em troca transporta o pólen de flor em flor, contribuindo com um eficiente serviço de polinização. O pássaro também se alimenta dos insectos que são atraídos pelas grandes flores. Assim, pássaro e flor formam uma sociedade para a sobrevivência mútua.







Escrito por:
Pedro Ribeiro

Partilhar

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting
Loading