segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Portugal: O Forte de Nossa Senhora da Guia – Cascais - Lisboa

0

O Forte de Nossa Senhora da Guia foi edificado no período das Guerras de Restauração, integrando um conjunto de fortalezas erigidas ao longo de toda a costa de Cascais nessa época. A escolha do local da Guia, onde existia uma pequena ermida dedicada a Nossa Senhora, para a construção de mais uma fortaleza prendeu-se com o facto de em 1580 o duque de Alba ter desembarcado naquele local.

Esta foi uma das obras que se iniciou mais rapidamente devido à importância estratégica do local. De "traça simples e pequenas dimensões", o Forte de Nossa Senhora da Guia estava já operacional em 1646, embora perdesse parte da sua guarnição depois do fim das guerras.

De planta rectangular, o forte segue "(...) o esquema construtivo adoptado nas demais fortificações da costa de Cascais, erguidas na década de 40 do século XVII (...)". O seu espaço dividia-se em duas áreas distintas, a bateria e os alojamentos, seccionados em quatro dependências.

Cem anos depois da sua edificação parte da estrutura da fortaleza começava a apresentar sinais de degradação, e o terramoto. No entanto, apesar de ter sido objecto de uma intervenção no final do século XVIII, foi uma campanha de obras realizada no período miguelista, executada no contexto das Guerras Liberais, que restaurou a estrutura do forte.

Depois de ter sido desactivada das suas funções militares no século XIX, a fortaleza foi utilizada, a partir de 1928, para a instalação da denominada Estação Zoológica Marítima da Guia, que passou a funcionar no local depois de realizadas obras de adaptação.

Partilhar

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting
Loading