O maior cluster de galáxias distantes foi flagrada por astrônomos usando um telescópio no Chile.
Aglomerados de galáxias são as maiores estruturas estáveis em nosso Universo.
Sete bilhões de anos-luz de distância e com dois milhões de bilhões de vezes a massa do nosso Sol, o cluster foi apelidado de "El Gordo" - "o Gordo" em espanhol.
Astrônomos inquirido à 219th American Astronomical Society meeting disseram El Gordo era actualmente a atravessar uma fusão e crescimento ainda maior.
Juntamente com outros clusters destaque na reunião, os astrónomos esperam compreender melhor como se formam, crescem e colidem um com o outro.
Aglomerados de galáxias render muitos superlativos cósmica; fusões, como a que El Gordo parece ser submetidos são os eventos mais energéticos do Universo, como grandes quantidades de matéria - ea misteriosa matéria escura - acidente em si a uma velocidade vertiginosa.
A luz que vemos a partir de agora foi dada off quase 13 bilhões de anos atrás, quando o Universo tinha apenas cerca de 650 milhões de anos, ea equipe estima que o protocluster em si foi apenas 300 milhões de anos.
"Esta descoberta é notável, porque nós estamos testemunhando a infância de um aglomerado de galáxias futuro", disse ele na reunião.
No outro extremo do espectro evolução cluster, William Dawson, da Universidade da Califórnia Davis e seus colegas usaram os telescópios Hubble e Chandra espaço de detectar um cluster na última fase de colisão que já foi visto.
A escassa, as galáxias muito distantes de dois agrupamentos passaram uns aos outros e continuou viajando, mas a maior parte do gás, solta fina que compõem os aglomerados se manteve no meio da cena do acidente.
Dawson disse que esses instantâneos na vidas das maiores estruturas do Universo foram um gateway para aprender muito mais.
"Cada grande avanço em nossa compreensão do universo físico é um resultado direto do entendimento de como as coisas mudam com o tempo", disse ele na reunião.
Que por sua vez, deve lançar mais luz sobre as proporções relativas da energia escura e matéria escura, bem como ajudar a escorar modelos teóricos de quão grande El Gordo terá.
"El Gordo vai continuar a crescer", disse Hughes Prof. "Nós poderíamos extrapolar que a sua massa será, infelizmente os modelos são incertos, mas poderia tornar-se o aglomerado mais massivo conhecida, mesmo quando contamos o Universo próximo."
BBC Science and Technology
0 comentários:
Enviar um comentário