Cronologia
Séc. 10 - Provável construção do Castelo; 995 - Foi tomado por Almançor; 1220 - Nas inquirições, esta zona é dominada pelos Sousas, e é designada pelo Termo de Ferreira e Termo de Aguiar, sendo o centro administrativo no Castelo de Aguiar de Sousa; 1258 - É criado o Julgado de Aguiar de Sousa; 1411- Foral de D. João I; 1513, 25 Novembro - D. Manuel II atribui o Foral a "Aguyar de Soussa"; 1758 - Aguiar de Sousa pertencia à Comarca de Penafiel; 1837 - Aguiar de Sousa é extinto como concelho e é integrado em Paredes; 1999 - a proprietária era a viúva do Sr. Amável Costa.
Enquadramento
Rural, isolado, implanta-se no cimo de uma elevação de forma cónica, entre dois altos eucaliptos, junto a uma espécie de ravina rochosa. O acesso à torre dificultado pela quantidade de vegetação, vai-se constituindo num percurso elicoidal até uma plataforma. Aí são visíveis alguns muros de aparelho regular de alvenaria de xisto , constituindo-se na zona mais elevada numa espécie de muralha com degraus integrados. No cimo dos muros da base da torre disfruta-se do vale do Rio Sousa e das serras envolventes.
Descrição
Vestígios de torre de planta quadrangular, descentrada relativamente aos restos de um contorno de muralha de forma ovalóide. Uma das faces da torre apresenta uma interrupção , possível lugar de porta, com uma pequena escada de um único lanço. A marcar as ombreiras duas pedras paralelepipédicas apoiam nos muros. Em cada uma das faces da torre e ao mesmo nível dois orifícios.
0 comentários:
Enviar um comentário