O Timemesh é um jogo educativo que foi
criado por investigadores do Instituto Superior de Engenharia do Porto
(ISEP), para alunos dos 11 aos 15 anos. A ideia é que este jogo de
aventuras, baseado em acontecimentos históricos reais, possa ser
incluído nos planos curriculares de ensino, como nova ferramenta de
aprendizagem. O Timemesh será apresentado na próxima sexta-feira, pelas
15h30, no Centro de Congressos do ISEP (auditório E), no âmbito do
‘workshop’ europeu Segan - Network Serious Games.
As Descobertas Marítimas, a Revolução Industrial e a Segunda Guerra Mundial. São três os cenários escolhidos para este jogo de aventura desenvolvido pelos investigadores do GILT (Graphics, Interaction and Learning Thecnologies) do ISEP. Basta imaginar, por exemplo, que Júlio César não foi assassinado e governou o Império Romano por um longo período, garantindo a sua estabilidade; ou que os muçulmanos foram capazes de repelir os ataques cristãos na Península Ibérica.
As Descobertas Marítimas, a Revolução Industrial e a Segunda Guerra Mundial. São três os cenários escolhidos para este jogo de aventura desenvolvido pelos investigadores do GILT (Graphics, Interaction and Learning Thecnologies) do ISEP. Basta imaginar, por exemplo, que Júlio César não foi assassinado e governou o Império Romano por um longo período, garantindo a sua estabilidade; ou que os muçulmanos foram capazes de repelir os ataques cristãos na Península Ibérica.
Aqui, os jogadores assumem o papel de um
personagem que é enviado de volta no tempo, de forma a repor alguns dos
acontecimentos que marcaram a nossa história. A tarefa é regressar ao
passado e corrigir os eventos para que o nosso mundo volte ao caminho "normal". Mas, para isso, é necessário colocar os conhecimentos à prova.
"Os Serious Games, como o que desenvolvemos no ISEP, têm por objectivo motivar os jovens e adolescentes a aprenderem de uma forma altamente intuitiva e competitiva" - Paula Escudeiro, subdirectora do Departamento de Informática do ISEP. E acrescenta "a ideia é que este tipo de jogos, dirigido às faixas etárias dos 11 aos 15 anos, possa ser incluído nos planos curriculares de ensino, motivando novos mecanismos de aprendizagem".
Capacidades mentais
Investigações nesta área demonstram que este tipo de jogos desenvolve
capacidades mentais como a estratégia, o cálculo mental e a tomada de
decisão, tendo uma ampla aceitação entre os alunos mais jovens, não só
pela sua natureza desafiante, mas também pelas interacções sociais que
geram. Neste contexto, um dos projectos dos investigadores do ISEP
passa, actualmente, por adaptá-lo a qualquer plataforma móvel, desde os
telemóveis aos tablets.
O Timemesh é um dos primeiros Serious Games a ser desenvolvido em
Portugal. No ISEP, o projecto é liderado pelo grupo GILT que está,
também, envolvido no desenvolvimento de outros jogos, para a
aprendizagem de ciências, através de ambientes de realidade virtual e
aumentada.
Reportagem TVI:
Reportagem Porto Canal:
http://www.cienciahoje.pt/
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