sábado, 7 de janeiro de 2012

Formas de evitar discussões entre casais por causa de dinheiro

0

Sabia que a falta de dinheiro é uma das principais causas para os divórcios? Um gasta demais, o outro é muito poupadinho... Um comprou uns sapatos novos com o dinheiro para pagar a conta do gás, o outro explode... E é sempre assim todos os meses...

O site americano MoneyWatch.com apresenta uma série de dicas para não deixar que o seu casamento saia prejudicado por causa das finanças. O iSabe fez a análise.

1 – Façam em conjunto o plano dos pagamentos das contas. Sentem-se, pelo menos, uma vez por mês, e organizem-se. É importante que essa responsabilidade seja dividida. Até porque isso aproxima  o casal.

2 – Tracem objectivos realistas. Pensem em estratégias para os alcançar. Juntos é muito mais fácil, porque motivam-se mutuamente. Lembrem-se que os objectivos têm de ser realistas. Não queiram dar um passo maior que a perna, isso só servirá para virem a ter conflitos.

3 – Cumpram o combinado. Se uma das partes se negar a cumprir o plano, é meio caminho andado para as coisas virem a correr mal e gerar a discórdia entre o casal. O mais responsável deve delegar responsabilidades ao outro e controlá-lo para que ele não faça nenhuma asneira.

4 – Respeitem as prioridades um do outro. Enquanto, para um, o objectivo principal é fazer uma viagem, para outro pode ser juntar dinheiro para emergências. As pessoas investem mais dinheiro em pontos que valorizam mais. O importante é que não desmereçam as prioridades um do outro. Assim, o orçamento é baseado nos critérios do casal, e não apenas num dos elementos.

5 – Estabeleçam um limite para gastos. Estipulem, com antecedência,  o montante para a compra de determinada coisa que precisem, seja um móvel ou uma peça de roupa. Não comprem nada sem a concordância do outro. Não se esqueçam que são uma equipa.

6 – Agendem conversar sobre determinado assunto que considerem importante para decidir as vossas finanças. Depois de terminada a conversa, não volte a puxar pelo assunto.

7 – Coloquem-se na pele um do outro. Ouçam o que cada um tem a dizer e respeitem o seu ponto de vista. A intrasigência não leva a lado nenhum.

8 – Troquem elogios. Reconheçam as quailidades um do outro. Quem gasta muito admira a capacidade do parceiro ser tão poupado, mas não o diz com receio que ele aja com superioridade. Já os poupadinhos, admiram a habilidade do parceiro em aproveitar a vida e não se preocupar, mas não o dizem porque têm medo que soe como uma licença para gastar ainda mais.

9 – Automatizem os gastos: Ou seja, estipule que todos os meses x é para a água e y para a electricidade, por exemplo. Partam do princípio que a regra é economizar. Vão poupar muitos conflitos.

10 – Aceitem-se um ao outro. Cedam. Aceitem as decisões do outro.

Fonte: Isabe

Partilhar

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting
Loading