sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Portugal: Castelo da D. Chica

0



O Castelo de D. Chica foi desenhado pelo arquitecto Ernesto Korrodi em 1915, para servir de habitação a J. Ferreira do Rego e sua mulher, a brasileira Francisca Peixoto Rego, a quem se refere a designação popular do imóvel.

Este projecto surge no contexto da "Habitação Nobre de Província", uma tipologia de casa a que Korrodi se dedicou no início do século XX e que "(...) evocava, através de fontes de inspiração diversas, uma arte da Idade Média e de uma determinada vivência social que a burguesia triunfante do século XIX, alicerçando-se ao mesmo tempo na tradição e no progresso, reabilitava."

A construção, interrompida em 1919, deixou a obra incompleta, nomeadamente o espaço interior. Embora a estrutura edificada apresente algumas soluções que diferem do projecto desenhado por Korrodi, essa "evolução" assinala "(...) a persistência de um gosto que lhe permitiu materializar a sua "Habitação Nobre" ideal" (Idem, ibidem, p. 241) que remetia sobretudo para referências neogóticas.

Na casa de Ferreira do Rego, estas referências remetem sobretudo para a Capela do Fundador do Mosteiro da Batalha, que no conjunto do programa decorativo se misturam com elementos de inspiração Arte Nova, renascentista e até românica.

Partilhar

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting
Loading