domingo, 8 de janeiro de 2012

Qual é o conceito de Deus sobre bebidas alcoólicas?

0

NOSSO Criador, que deseja o melhor para nós, não proíbe o uso moderado de álcool. Na verdade, ele deu “o vinho, que alegra o coração do homem; o azeite, que lhe faz brilhar o rosto, e o pão que sustenta o seu vigor”. (Salmo 104:15, Nova Versão Internacional) Certa vez, Jesus Cristo contribuiu para aumentar a alegria de uma festa de casamento por transformar água no “melhor vinho”. — João 2:3-10, Bíblia na Linguagem de Hoje.
É de se esperar que nosso Criador saiba exatamente como o álcool afeta as funções do corpo e do cérebro. Por meio das páginas da Bíblia, nosso Pai celestial ‘nos ensina a tirar proveito’, e ele nos alerta fortemente contra o uso impróprio de bebidas alcoólicas. (Isaías 48:17) Veja estes avisos diretos:
“Não fiqueis embriagados de vinho, em que há devassidão.” (Efésios 5:18) “Os bêbados . . . não terão parte no Reino de Deus.” (1 Coríntios 6:9-11, BLH) A Palavra de Deus condena “as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas”. — Gálatas 5:19-21, Nova Tradução na Linguagem de Hoje.
Vejamos agora alguns dos perigos de beber demais.

Os perigos de beber em excesso
 
Embora o álcool possa fazer bem à saúde, ele contém fortes ingredientes que alteram as funções do corpo e da mente. Beber em excesso pode causar alguns dos seguintes problemas:
Beber demais prejudica o critério da pessoa, fazendo com que ‘sua mente imagine coisas distorcidas’. (Provérbios 23:33, NVI) Carlos, mencionado no artigo anterior, diz: “O alcoolismo não é só uma doença do corpo; é uma doença que afeta os pensamentos e as atitudes. Você não pensa na dor que isso causa a outras pessoas.”
Beber demais também pode diminuir as inibições
  As Escrituras avisam: “O vinho e o licor tiram a razão.” (Oseias 4:11, Pastoral) Como assim? Sob a influência sutil das bebidas alcoólicas, os pensamentos e os desejos que normalmente controlamos podem começar a se tornar aceitáveis — até mesmo convidativos. Nossa determinação de nos apegar ao que é certo pode enfraquecer. O álcool compromete nossas defesas morais, resultando em desastre espiritual.
João, por exemplo, brigou com sua esposa e foi direto para um bar. Ele bebeu um pouco para se acalmar, e daí uma mulher se aproximou. Depois de mais algumas doses, João saiu dali com ela e cometeu adultério. Mais tarde, ele se arrependeu profundamente de ter feito algo que nunca teria pensado em fazer caso a bebida não tivesse diminuído suas inibições.
Beber demais pode resultar em conversas e ações descontroladas
 
“Quem sempre tem problemas? Quem sempre discute e briga?”, pergunta a Bíblia. “Os que ficam acordados até tarde, tomando só mais um gole.” (Provérbios 23:29, 30, Contemporary English Version) Beber em excesso pode fazer você ‘se sentir como se estivesse no meio do mar, enjoado, balançando no alto do mastro de um navio’. (Provérbios 23:34, NTLH) Quem exagera na bebida pode acordar dolorido como se tivesse levado ‘uma surra e não percebeu’. — Provérbios 23:35, Pastoral.

Beber demais pode prejudicar a saúde
 
“No fim [o álcool] morderá como cobra e picará como a víbora.” (Provérbios 23:32, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) A medicina confirma a sabedoria desse provérbio antigo. O álcool em grandes quantidades é uma toxina potencialmente mortal que pode levar a vários tipos de câncer, hepatite alcoólica, cirrose, pancreatite, baixo teor de açúcar no sangue de pessoas diabéticas, síndrome alcoólica fetal, derrame ou insuficiência cardíaca — apenas para mencionar algumas das consequências. E beber demais até mesmo numa só ocasião pode resultar em coma ou morte. No entanto, os problemas mais sérios de beber muito não estão descritos nos livros de medicina.

O maior perigo. Embora a pessoa talvez não fique bêbada, beber sem moderação apresenta perigos espirituais. A Bíblia diz claramente: “Ai dos que se levantam de manhã cedo somente à procura de bebida inebriante, que ficam até tarde no crepúsculo vespertino, de modo que o próprio vinho os inflama!” Por quê? Isaías fala sobre os danos espirituais de beber demais: “Não olham para a atividade de Jeová e não viram o trabalho das suas mãos.” — Isaías 5:11, 12.

A Palavra de Deus nos alerta a não “ficar entre os beberrões de vinho”. (Provérbios 23:20) As mulheres idosas são avisadas a não se ‘escravizarem a muito vinho’. (Tito 2:3) Por quê? Aos poucos — muitas vezes sem perceber — as pessoas começam a aumentar o consumo de bebida com mais frequência. Com o tempo, elas podem “ficar acordadas, se perguntando: ‘Quando vai amanhecer para que eu possa beber mais um pouco?’”. (Provérbios 23:35, CEV) Se uma pessoa passa a ansiar uma bebida logo de manhã para se recuperar dos excessos da noite anterior, ela está cruzando uma linha perigosa.
A Bíblia alerta que aqueles que se envolvem “em excessos com vinho, em festanças, em competições no beber . . . prestarão contas àquele que está pronto para julgar os viventes e os mortos”. (1 Pedro 4:3, 5) E sobre os tempos decisivos em que vivemos, Jesus deu o seguinte aviso: ‘Prestai atenção a vós mesmos, para que os vossos corações nunca fiquem sobrecarregados com o excesso no comer, e com a imoderação no beber, e com as ansiedades da vida, e o dia de Jeová venha sobre vós instantaneamente como um laço.’ — Lucas 21:34, 35.
No entanto, o que as pessoas que têm algum tipo de problema com bebida podem fazer para não ficarem ‘sobrecarregadas com a imoderação no beber’?

Partilhar

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting
Loading