Exercícios militares no Golfo Pérsico mostram a capacidade para atingir Israel, depois do Irão ter também anunciado o fabrico de barras nucleares.
O Irão anunciou esta segunda-feira ter testado com sucesso dois mísseis de longo alcance durante um exercício naval. O anúncio surge um dia depois de o país ter também confirmado a produção de barras de combustível nuclear.
As notícias coincidem com um momento de renovada tensão com o Ocidente, dada a realização dos polémicos exercícios militares no Golfo Pérsico, com que o Irão pretende demonstrar a sua capacidade para fechar o Estreito de Ormuz, o ponto de saída de uma boa parte do petróleo mundial.
De acordo com as informações adiantadas, o Irão diz que foi obrigado a produzir os bastões de urânio enriquecido em virtude das sanções internacionais que impediram a sua aquisição nos mercados externos e insiste que o objetivo é apenas energético. Porém, o programa de energia nuclear iraniano tem sido encarado como uma fonte de preocupação pelo Ocidente, por acreditar que o objetivo é construir armas atómicas.
Capacidade bélica
Este teste com os dois mísseis de longo alcance revela a capacidade do Irão para atingir Israel e bases americanas na região, em caso de um ataque ao país.
No domingo, o Presidente Barack Obama assinou novas sanções dos Estados Unidos para quem negociar com o Banco Central do Irão, enquanto a União Europeia encara a possibilidade de proibir a importação de crude do Irão.
expresso
0 comentários:
Enviar um comentário