terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Vão a leilão instrumentos de tortura Nazi

0

A colecção é de equipamento cirúrgico que pertenceu a Anton Burger, membro das SS que prestou serviço no campo de concentração de Theresienstadt, durante um ano (1943-1944). Aqui, estiveram prisioneiros 140 mil judeus. Cerca de 33 mil acabaram por morrer.

Theresienstadt foi utilizado como um campo de propaganda durante a Segunda Guerra Mundial, onde os alemães tentaram enganar o mundo ao transmitir a ideia de que lá os trabalhadores eram 'felizes'. Foi mesmo transmitido um filme que mostrava trabalhadores satisfeitos enquanto tratavam de cavalos e crianças que jogavam futebol ou comiam sandes. Tudo encenado.

Tendo em conta o conteúdo da caixa, é perceptível que Burger nunca teve qualquer treino médico. O equipamento, avaliado entre os 2000 e os 4000 euros, vai a leilão em Bude, Cornwall (Reino Unido), no próximo sábado. O vendedor mantém-se desconhecido.

Burger foi sentenciado à morte depois do fim da guerra, mas adoptou um novo nome e acabou por conseguir escapar à sentença, tendo falecido com aproximadamente 80 anos, na Alemanha, em 1991.


Sábado

Partilhar

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting
Loading